Em 05 de janeiro de 1896, um jornal austríaco relatou a descoberta de um novo tipo de radiação feita por Wilhelm Röntgen, os Raios-X.
INFÂNCIA
________________________
YouTubers ganham milhares com vídeos de IA para crianças

Criada com Gemini
A corrida por lucro com IA está capturando literalmente bebês. Criadores publicam tutoriais ensinando como gerar centenas de dólares por dia usando ChatGPT para roteiros "simples e repetitivos" e ferramentas de IA para produzir vídeos hiper estimulantes em minutos. O resultado: conteúdo de baixa qualidade com bilhões de visualizações de crianças menores de 2 anos.
O fenômeno:
Escala exponencial: 70% dos bebês que usam telas assistem YouTube; crescimento maior nesta faixa etária que qualquer outra nos últimos 5 anos
Fórmula rápida: ChatGPT → letras repetitivas ("la la", "na na") → gerador de vídeo IA → animações coloridas com efeitos hiper estimulantes
O risco cognitivo:
Cérebro humano desenvolve 90% até idade 5 anos, fase critica para estímulos visuais
Academia Americana de Pediatria recomenda telas "muito limitadas" para menores de 2 anos
Por que isso importa
O YouTube já é a atividade de entretenimento favorita de 78% das crianças no Brasil e a audiência infantil cresce rápido no mundo todo. Pais lidam com riscos de conteúdo com baixa qualidade e publicidade agressiva em vídeos gerados por IA que chegam direto aos filhos.
PESQUISA
________________________
"Hiperconexões Manifestadas" estabilizam treinamento de IA
Pesquisadores do DeepSeek publicaram avanço arquitetônico crítico que resolve instabilidade em redes neurais profundas.
A técnica "Manifold-Constrained Hyper-Connections" (mHC) permite que modelos de IA como o DeepSeek-V3 treine com 27 bilhões de parâmetros sem colapsar—problema que impossibilitava modelos concorrentes.
O problema resolvido:
Hyper-Connections (HC) anterior era instável: Expandir "caminhos de residuais" em redes neurais causava explosão de gradientes ou sinal que desaparecia, o modelo resultante era instável
Sinkhorn-Knopp constraint: mHC força matrizes a se comportarem como "combinações convexas" (doublystochastic), impedindo amplificação de sinal descontrolada
Overhead mínimo: Apenas 6,7% de custo computacional extra, viável para produção
Por que isso importa
Essa é a engenharia invisível que permite modelos de IA escalarem. Sem resolver instabilidade em larga escala, DeepSeek-V3 e próximas gerações não existiriam. Trata-se de otimização de arquitetura, a espinha dorsal do progresso em IA.
Introducing the first AI-native CRM
Connect your email, and you’ll instantly get a CRM with enriched customer insights and a platform that grows with your business.
With AI at the core, Attio lets you:
Prospect and route leads with research agents
Get real-time insights during customer calls
Build powerful automations for your complex workflows
Join industry leaders like Granola, Taskrabbit, Flatfile and more.
CINEMA
________________________
James Cameron: IA no cinema "entrega mediocridade"
O diretor de Avatar e Titanic, James Cameron, rejeitou categoricamente o uso de IA em seus filmes e alertou contra a tecnologia como substituta da criatividade humana. Apesar de incorporar inovações tecnológicas ao longo de sua carreira, Cameron vê "limites éticos" para IA no cinema.
"Se você tenta usar um modelo treinado em tudo, como isso pode ser único? Não pode. Ele vai entregar a mediocridade", afirmou Cameron durante Festival Internacional de Cinema em Hainan, China.
A crítica fundamental:
IA não pode inovar: Modelo treinado em tudo existente só replica o comum — não cria o especial, único ou nunca visto.
Uso cauteloso aceitável:
IA útil para otimizar rotinas, melhorar fluxo de trabalho, tornar produção mais eficiente.
Mas com padrão rigoroso: limites éticos, morais e práticos mantidos na ponta.
Por que importa:
Muito do cardápio cultural das pessoas é moldado por sistemas de IA em estúdios. Se a indústria normalizar conteúdo medíocre automatizado, esse público passa a viver em um ambiente cultural mais raso, com maior risco de manipulação e desinformação
PARA TESTAR
________________________
Compare ChatGPT, Gemini e Perplexity
Copie o prompt abaixo:
Resuma esta edição da Diar.ia em 5 bullets e sugira um título alternativo: https://diaria.beehiiv.com/p/adeus-recorte-manual-ia-separa-objetos-sozinha
Cole em:
ChatGPT
Gemini
Perplexity
Compare os resultados
Em nossos teste, o Gemini alucinou; o ChatGPT deu uma resposta correta, mas com generalizações, e o Perplexity foi redundate.
PARA ENCERRAR
________________________
________________________
Na Diar.ia usamos a Perplexity para automatizar a pesquisa e em outras etapas. Após cada uma delas, revisamos e fazemos checagem de fatos. Depois disso, a Clarice.ai revisa o texto, damos o toque final e enviamos via Beehiiv (ganhe um mês grátis e 20% de desconto por 3 meses).
Você presta atenção ao conteúdo gerado por IA que consome? Para te ajudar nesse exercício, deixamos um pequeno erro nessa edição. Se achar, nos responda dizendo qual é!
Se não encontrou, não se preocupe; a edição de amanhã vai dizer qual é. ;-)
Na última edição, não incluímos um erro.
O que achou da edição de hoje?
AI in CX that grows loyalty and profitability
Efficiency in CX has often come at the cost of experience. Gladly AI breaks that trade-off. With $510M in verified savings and measurable loyalty gains, explore our Media Kit to see the awards, research, and data behind Gladly’s customer-centric approach.




