Em 20 de outubro de 1932…
…nasce o pesquisador e teórico da informação finlandês Jorma Rissanen, criador da codificação aritmética, uma forma de compressão de dados sem perdas altamente eficiente. Suas contribuições são fundamentais para a maneira como os dados são armazenados e transmitidos hoje, influenciando uma vasta gama de tecnologias, desde a compressão de arquivos (como em formatos ZIP) até padrões de imagem e vídeo (como JPEG e MPEG).
Gosta do nosso trabalho? Um clique no anúncio nos ajuda muito!
What 100K+ Engineers Read to Stay Ahead
Your GitHub stars won't save you if you're behind on tech trends.
That's why over 100K engineers read The Code to spot what's coming next.
Get curated tech news, tools, and insights twice a week
Learn about emerging trends you can leverage at work in just 10 mins
Become the engineer who always knows what's next
MUNDO
________________________
Amazon Web Services sofre grande interrupção que paralisa centenas de sites e aplicativos globalmente

Criada com Gemini
A Amazon Web Services (AWS), principal provedora de infraestrutura de nuvem do mundo, sofreu uma grande interrupção em 20 de outubro de 2025, começando às 01h11 horário de Brasília. A falha afetou 28 serviços na região US-EAST-1 (norte da Virgínia), um dos maiores centros de dados da AWS que sustenta aproximadamente um terço da infraestrutura de internet global.
A causa principal foi identificada como um problema de resolução DNS (Domain Name System) no endpoint da API do DynamoDB, impedindo que aplicativos acessassem seus dados armazenados.
A AWS confirmou "taxas de erro aumentadas e latências para múltiplos Serviços na Região US-EAST-1" e declarou que o problema DNS foi completamente mitigado às 03h24 horário de Brasília. No entanto, alguns clientes continuaram experimentando problemas devido a dificuldades no lançamento de novas instâncias EC2.
Mais de 1.000 empresas reportaram 6,5 milhões de relatos de interrupção através do Downdetector, incluindo OpenAI, Perplexity, Character.AI e centenas de outras plataformas.
Esta interrupção demonstra a fragilidade da infraestrutura moderna da internet e sua dependência de poucos provedores gigantes de nuvem. Quando a AWS cai, uma parcela significativa dos serviços digitais que você usa diariamente - desde streaming de vídeo e jogos até serviços bancários e aplicativos de trabalho - podem simplesmente parar de funcionar simultaneamente.
________________________
CEO do Google confirma lançamento do Gemini 3.0 ainda em 2025
O CEO do Google, Sundar Pichai, confirmou oficialmente durante a conferência Dreamforce da Salesforce em São Francisco que o Gemini 3.0 será lançado ainda em 2025, marcando a primeira vez que a empresa reconhece publicamente a existência e o cronograma do modelo de próxima geração.
Pichai descreveu o Gemini 3.0 como "um agente de IA ainda mais poderoso, que fez progressos muito mais notáveis do que nos anos recentes", enfatizando que o modelo contará com a infraestrutura de classe mundial do Google e equipes de pesquisa incluindo Google Research, Google Brain e Google DeepMind.
Embora o Google não tenha divulgado uma data específica de lançamento. Rumores indicam que o Google já iniciou um lançamento discreto para alguns assinantes do Gemini Advanced, que receberam mensagens informando que foram "atualizados para o 3.0" descrito como "o modelo mais inteligente até agora".
Usuários em fóruns de tecnologia relatam ter identificado dois modelos misteriosos na plataforma LMArena ("lithiumflow" e "orionmist") que demonstraram capacidades excepcionais de geração de código, potencialmente representando versões de teste do Gemini 3.0.
________________________
Google lança Grounding com Google Maps na API do Gemini para criar aplicações com consciência geoespacial
O Google anunciou hoje o lançamento da ferramenta Google Maps na API do Gemini, permitindo que desenvolvedores ancorem suas aplicações em dados do Maps.
A nova funcionalidade conecta as capacidades de raciocínio do Gemini com dados de mais de 250 milhões de lugares, possibilitando uma nova classe de produtos de IA poderosos e conscientes de localização geográfica.
Assim como o Grounding com Google Search, o Grounding com Google Maps fornece dados ricos e atualizados ao modelo para qualquer consulta onde informações de localização sejam úteis.
O recurso está em disponibilidade geral agora e é suportado pelos modelos mais recentes do Gemini, oferecendo flexibilidade para desenvolvedores escolherem o equilíbrio certo entre desempenho e custo.
Os desenvolvedores podem combinar Grounding com Google Maps e Google Search na mesma solicitação para aplicações mais poderosas e contextuais. Por exemplo, ao perguntar sobre "música ao vivo na Beale Street", a combinação de ferramentas permite que o modelo use dados do Maps para horário de funcionamento do local e dados da Busca para encontrar horários específicos de shows noturnos.
Avaliações internas mostram que usar ambas as ferramentas juntas resulta em melhoria significativa na qualidade das respostas comparado a usar apenas uma.
Esta integração transforma fundamentalmente como você planeja viagens, encontra lugares e obtém recomendações locais. Aplicativos de viagem agora podem gerar itinerários completos do dia com distâncias, tempo de viagem e detalhes locais atualizados, incluindo horários de funcionamento e feriados.
PARA ENCERRAR
________________________
________________________
O texto dessa newsletter foi revisado pela Clarice.ai.
A ferramenta mais usada na criação dessa newsletter é o Perplexity. Ganhe um mês grátis do plano Pro.
Encontrou algum erro na newsletter? Responda a este e-mail para me contar!
