A competição pela liderança em inteligência artificial tornou-se a nova corrida espacial da nossa época, sendo disputada não com foguetes, mas com semicondutores e algoritmos.
Os Estados Unidos realizaram uma manobra geopolítica ao obrigar a Nvidia a restringir a venda de seus chips avançados para a China, uma clara tentativa de dominar o cenário tecnológico global.
Agora, a China responde, acusando a Nvidia de infringir leis antitruste.
Enquanto isso, o Brasil anuncia a Política Nacional de Data Centers (ReData) e a Venezuela anuncia a criação de sua IA.
HÁ 18 ANOS…
…Steve Jobs retornou à Apple como CEO interino, iniciando uma era transformadora para a empresa e o mercado de tecnologia pessoal. Sob sua liderança, a Apple saiu da beira da falência para se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
________________________
China acusa Nvidia de violação de leis antimonopólio

Feito no Gemini
As autoridades chinesas acusaram oficialmente a Nvidia de violar leis antimonopólio do país, em uma escalada significativa das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.
A decisão surge em momento crítico para a Nvidia na China, mercado que representou 13% de sua receita em 2024. A empresa enfrenta ainda restrições às vendas do chip H20, devido a preocupações de segurança levantadas por autoridades locais.
Por que isso importa: Esta escalada reflete a crescente polarização do mercado global de IA entre blocos geopolíticos.
Glossário:
H20: chip otimizado para tarefas de inferência de IA da Nvidia, desenvolvido especificamente para o mercado chinês, com desempenho reduzido para atender restrições dos EUA.
BRASIL
________________________
Google vai realizar treinamento de IA em Cinemas do Brasil

Feito no Gemini
No dia 6 de outubro, a Google realizará um treinamento de IA voltado para pequenas e médias empresas, simultaneamente nas salas de cinema das 27 capitais brasileiras.
O evento tem foco prático em mostrar como integrar e potencializar o uso das ferramentas do Google Workspace com a IA Gemini, incluindo Gmail, Documentos, Planilhas e Meet.
As inscrições são gratuitas e estão abertas.
Notas do editor: (1) Obrigado a Joshu pela indicação. (2) Se você vai no treinamento de São Paulo, me manda um “oi” para tomarmos um café lá!
________________________
Governo anuncia MP que zera impostos para incentivar datacenters no Brasil
O governo federal editará amanhã (17) uma Medida Provisória criando a Política Nacional de Data Centers (ReData), com o objetivo de fomentar esse setor estratégico no país.
O programa prevê isenção total de impostos federais sobre equipamentos de informática utilizados em datacenters, por um prazo inicial de cinco anos — restrito a investimentos feitos até 2026.
Por que isso importa: A iniciativa busca posicionar o Brasil como um polo regional para armazenamento e processamento de dados.
________________________
Mais
PARA ENCERRAR
________________________
________________________
Se você não respondeu à pergunta que enviei no outro e-mail, pode acessá-la aqui. Isso vai ajudar a personalizar a newsletter para você.
O que achou da edição de hoje? Encontrou algum erro na newsletter? Responda a este e-mail para me contar!
